PT diz que vai processar Veja e Estadão por denúncias contra Bancoop

José Eduardo Dutra

PT diz que vai processar Veja e Estadão por denúncias contra Bancoop

Redação Portal IMPRENSA

O Partido dos Trabalhadores (PT) informou , na última terça-feira (9), que vai processar a revista Veja e o jornal O Estado de S.Paulo por conta das denúncias envolvendo suposto esquema do Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo). Em nota, o presidente da legenda, José Eduardo Dutra, classifica o caso de “escalada de ataques mentirosos” de alguns órgãos de imprensa e diz que buscará a justiça para reparar “infâmias” perpetradas contra o partido.

Reportagem publicada na última edição da revista Veja traz denúncias conduzidas pelo promotor José Carlos Blat, que apontam o atual Secretário de Finanças do PT, João Cândido Vaccari, como principal articulador de um desvio de mais de R$ 100 milhões nos cofres da Cooperativa.

De acordo com as denúncias, empreendimentos imobiliários do Bancoop nunca saíram do papel, o que teria lesado mais de três mil famílias. Parte do dinheiro desviado por meio de notas frias, segundo o promotor, teria financiado campanhas eleitorais do PT.

No nota, Dutra nega as acusações, defende a “história de lutas em defesa da democracia, cidadania e justiça” do partido, e classifica a matéria de Veja de “sensacionalista”. O presidente da legenda ainda relaciona as denúncias ao período pré-eleitoral do país, às vésperas da disputa presidencial.

“Nem o PT nem a sociedade brasileira podem aceitar o baixo nível para o qual parte da mídia ameaça levar o embate político às vésperas de mais uma eleição presidencial. O Brasil não merece isso. A democracia não merece isso. A liberdade de imprensa, defendida pelo PT mais do que por qualquer outro partido, não merece que façam isso em nome dela”.

Em meio à repercussão do caso, o jornal O Estado de S.Paulo veiculou na última terça-feira editorial com o título “O partido da bandidagem”. No texto, o veículo cita as denúncias contra Vaccari e conclui que “a cada escândalo, mais de aprende sobre a destreza com que a bandidagem petista se apossa do dinheiro alheio para chegar lá”.

Segundo Dutra, o editorial do Estadão fora o “mais absurdo ataque” contra o partido recentemente, o que levará o PT a acionar a justiça contra o jornal.

Além de O Estado de S.Paulo e Veja, Dutra afirma que processará o promotor Blat, “de onde brotam as mentiras, ilações” contra a legenda.

Leia Mais

Após denúncias, tesoureiro do PT classifica reportagem de Veja de “antiética”

Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/10/imprensa34253.shtml

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: