ELEIÇÕES 2010

Lula “inaugura” um navio que não navega


Lula “inaugura” um navio que não navega


Essa é a terceira vez que Lula visita esse navio, todas às vezes foi uma festa, operários de macacão novos, fotos, banda de música, uísque e militância petista especialmente convocada. As notícias que se tem é que o petroleiro da Petrobras vai passar ainda uma temporada muito grande no estaleiro, até que ficar pronto e ser lançado ao mar, para valer, coisa para acontecer lá pelo meio do governo de José Serra

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O navio de Lula está menos virtual, mais ainda não faz o que todo navio deve fazer: navegar

Toinho de Passira
Fontes: Blog do Jamildo , Fotos do Petroleiro Pernambucano , Voz da Rússia

Ontem aqui em Pernambuco, lá para os lados da zona sul do Recife metropolitano, o ar ficou irrespirável: ao mesmo tempo que uma fábrica de colchões pegava fogo, Lula e sua candidata circulava pelas mesmas bandas, dizendo que estavam inaugurando um navio.

Na verdade o navio que Lula inaugurou só tem a casca e a festa foi para o primeiro teste de flutuação. Se nada atrapalhar daqui a ano e meio, ele cai finalmente no mar, na metade do governo de José Serra, pode começar finalmente a servir a Transpetro.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em 11/09/2009, Lula veio bater a primeira quilha do navio, numa festa como a de sexta-feira. O mesmo navio vale várias inaugurações e festejos. Tanta visita atrapalha até o cronograma da obra

A inauguração de ontem, era a oportunidade de montar um bom palanque eleitoral. A candidata do presidente seria a madrinha do navio e proclamada a preferida da marinha petroleira brasileira (acreditamos). Mas como o Tribunal Superior Eleitoral não está para peixe, tiveram que nomear de última hora, uma das funcionárias do Estaleiro Atlântico Sul, a jovem Josenilda Maria da Silva, para substituir a ex-guerrilheira no cargo de madrinha.

A candidata foi ao evento e ficou se insinuando passando na frente dos fotógrafos para ver se saia em alguma foto, ou se algum jornalista lhe perguntava alguma coisa, para ela exercitar o que lhe havia ensinado o pessoal do marketing.

Acabaram improvisando uma coletiva, e ela afirmou que tinha uma ligação emocional com o navio, sem explicar esse sentimento tão estranho, com um objeto inacabado, imóvel e pesando tantas toneladas.

Lula e o governador Eduardo Campo, estavam irritados por Jarbas ter dito, há dois dias, no lançamento de sua candidatura que o estaleiro só existe porque ele havia investido com outros governos, apoiado por vários presidentes, no porto de Suape e teria pessoalmente facilitou a implantação da empresa Atlântico Sul, em Pernambuco.

O Blog do Jamildo registrou o comentário de um alto executivo da Camargo Correia, maior acionista do estaleiro, que atestou pedindo anonimato, que o governo Jarbas e Mendonça foi extremamente ético e correto durante as negociações para a atração do estaleiro Atlântico Sul para Pernambuco, um projeto estavas sendo disputado por 22 sítios em todo o Brasil.

Para ser honesto, registramos que nos seu discurso, Eduardo Campos, repetiu a fala de Jarbas, dizendo que Suape é um sonho de 30 anos, e resultado do trabalho de vários governos.

O estranho de tudo é que o navio que Lula inaugurou não saiu do canto. Quem já viu inauguração de navio, sabe que após a discusseira e o batizado pela madrinha, o navio toca mar a dentro, sem olhar para trás.

O navio inaugurado por Lula, não, ficou imóvel dentro do cais, servindo de cenário para o presidente tirar retrato.

Foto: Arnaldo Carvalho/JCImagem/BlogJamildo

Essa foto foi feita num sobrevôo do fotografo Arnaldo Carvalho, do Jornal do Comércio, na véspera da “inauguração”.

Foto: Voz da Rússia

Esse é um navio tanque russo , similar ao que está sendo feito no estaleiro de Pernambuco, no dia em que foi lançado ao mar o ano passado na presença do presidente russo Putin, em dezembro do ano passado, vê-se que o nosso tem ainda a muito por fazer

Afinal, navio não se inaugura, navio se lança ao mar, quando já está pronto. O custo dessa festa, a parada para fazer essa solenidade, representa aumento de custos no projeto, adiamento da entrega do navio e prejuízo para a Transpetro, devido o atraso de entrega. Tudo isso para só fazer umas fotos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: