ESTADOS UNIDOS – LUTO


Morre Dennis Hopper o autor de “Easy Rider”

Era uma lenda de Hollywood, como ator, diretor, roteirista, fotografo e artista plástico

Foto: Reuters


Sua última aparição em março e o visual de “Easy Rider”, quando tinha 33 anos

Toinho de Passira
Fontes: Estadão , Guardian , AFP , Action News

O ator e diretor de cinema norte-americano Dennis Hopper morreu ontem em sua casa em Venice, na Califórnia, aos 74 anos. Ele sofria de câncer de próstata e seu estado de saúde havia piorado muito nos últimos meses. De acordo com amigos, Hooper morreu rodeado por sua família.

Iniciada nos anos 1950, a carreira de Hopper teve como grande marco o filme Sem Destino (Easy Rider), de 1969, obra que ele dirigiu, escreveu e protagonizou – e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro e uma premiação como diretor no Festival de Cannes. O sucesso do filme inaugurou uma nova geração de produções, caracterizadas pelo baixo orçamento, fotografia inovadora e temática jovem.

A trajetória de Hooper inclui ainda diversos filmes que se transformaram em ícones do cinema, como Juventude Transviada (1955), no qual contracenou com James Dean, Apocalipse Now (1979), épico de Francis Ford Coppola sobre a Guerra do Vietnã, Veludo Azul (1986) e Hoosiers (1986), pelo qual teve uma indicação de ator coadjuvante.

Além do cinema, Hopper se dedicou à pintura e à fotografia, principalmente retratando atores de Hollywood em imagens em preto e branco, se tornando também um colecionador de arte contemporânea. Nos últimos anos, teve uma atuação elogiada na série de televisão Crash.

Foto: Getty Images

A menina Galen Grier Hopper,7 anos, abraça o seu pai, o ator Dennis Hopper, que foi homenageado com a estrela 2403 º na Calçada da Fama em Hollywood , em 26 de março de 2010 em Hollywood, Califórnia

Em uma de suas últimas aparições públicas, em 26 de março, Hooper foi homenageado na Calçada da Fama de Hollywood, em Los Angeles. Ele estava bastante abatido pela doença e pesava 45 quilos.

Foto: Getty Images

O local já está recebendo a visita de fãs, que depositam flores e cartas em sua homenagem

Na mesma época, o ator começou o processo litigioso de separação de sua quinta mulher, Victoria Duffy, com quem permaneceu casado por 14 anos e teve uma filha. Ele tinha outros três filhos e duas netas.

Veja a abertura do filme “Easy Ride” com a trilha sonora Born to Be Wild” o maior sucesso da banda de rock Steppenwolf, que se tornou um hino dos motociclistas em todo o mundo

Foto: Julien Hekimian/Wireimage.Com

Dennis Hopper montado na moto Harley Davidson que usou no filme “Easy Rider”, quando recebeu a medalha do mérito Frances de Artes e Letras, durante a exposição de arte Dennis Hopper e festival de cinema em La Cinematheque Française, em 2008

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: