O papelão de Maradona

Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Para quem achava que nada poderia ser mais humilhante para Maradona do que a goleada contra a Alemanha, que eliminou a Argentina da Copa do Mundo, eis que o baixinho consegue surpreender. Ele surge em cena como garoto propaganda de Chávez, justo no momento em que o caudilho precisa de holofotes para desviar a atenção do caos doméstico. O socialismo vem destruindo de vez a Venezuela, gerando miséria e inflação, e Chávez precisa urgentemente criar factóides para lançar a atenção em outra direção.

A Colômbia é sempre o bode expiatório preferido. Aproveitando a fase de transição de governo no país, Chávez anunciou o rompimento total das relações diplomáticas com a Colômbia, fechando a embaixada em Bogotá e dando prazo de 72 horas para que os colombianos façam o mesmo. O gorila venezuelano ainda fez ameaças de guerra, alertando que teria que ir chorando para a batalha, mas teria que ir. Numa pirueta típica dos socialistas, Chávez joga a culpa da agressão para o governo colombiano, enquanto protege os terroristas das Farc em seu país.

O embaixador colombiano, Luis Alfonso Hoyos, fez duros ataques contra o governo Chávez, mostrando fotos e vídeos como provas da presença estimada de 1.500 guerrilheiros das Farc e do ELN em território venezuelano. A ligação entre Chávez e as Farc é conhecida e de longa data. Não custa lembrar, como bem o fez o deputado Índio da Costa, que o PT também tem ligações com as Farc, que não chega a ser tão próxima quanto a de Chávez, mas existe. O PT não é neutro quando se trata deste imbróglio entre Venezuela e Colômbia.

Ninguém sabe se desta vez o circo armado vai mesmo levar ao pior: uma guerra na América Latina. Mas uma coisa é certa: o papelão de Maradona nessa novela, posando como garoto propaganda de um caudilho fanfarrão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: