Nunca na história se torrou tanto dinheiro…

com juros tão elevados

É o Lula, estúpidos!

Em 2010, o Brasil baterá o recorde de pagamento de juros da dívida interna. A afirmação é do economista Rodrigo Ávila, da Auditoria Cidadã da Dívida, que cita dados do Banco Central. “Segundo o Banco Central, nos últimos 12 meses encerrados em julho, os governos federal, estaduais e municipais gastaram R$ 182 bilhões com juros da dívida, valor equivalente a mais do triplo de todos os gastos federais com a Saúde durante 2009, mas, isto não inclui as amortizações da dívida“, denuncia.

Ávila também acusa o BC de deduzir da dívida líquida do setor público R$ 165 bilhões relativos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT): “O FAT pertence aos trabalhadores e não ao Tesouro“, afirma Ávila.

Ele também contesta declaração da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, para quem o pagamento da dívida com o FMI tornou o país independente. “Na realidade, o pagamento ao FMI, feito ao fim de 2005, significou o pagamento de uma dívida ilegítima e nunca auditada, desrespeitando a Constituição“, acusa Ávila.

O economista da Auditoria Cidadã lembra ainda que o pagamento ao FMI foi feito à custa do aumento da dívida interna, com juros maiores e prazos menores. “Portanto, não é correto dizer que a dívida (externa) teria acabado. Na verdade, tornou-se interna e ela não pára de crescer. Além do mais, as imposições feitas pelo FMI continuam vigentes, e sendo constantemente aplicadas pelo governo, como o superávit primário (cortes de gastos sociais para o pagamento da dívida)“, salientou o economista.

A grande realidade é que nunca antes neste país os bancos lucraram tanto. E, com razão, é a primeira vez que um banqueiro cuida do BC, ou seja, é a raposa cuidando do galinheiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: