Sinal vermelho: endividamento dos mais pobres chega a 122%

Friday, September 10, 2010

.
.

DADOS OFICIAIS- Os dados foram fornecidos pelo BNDES que afirma que, quem ganha menos , tem o rendimento mais comprometido.
.
Além dos parâmetros serem muito flexíveis e rebaixados, existe a questão do nível de endividamento das famílias brasileiras, que não pára de crescer. Alguns números que estão circulando são assustadores. Segundo o BNDES, a faixa da população composta pelos 50% de menor rendimento gastou, em média, 122% do que ganhou nos últimos cinco anos. Paralelamente, os 10% mais ricos gastaram, em média, 61% do que ganharam.” A análise é da economista Sandra Quintela, do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs) sobre pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), segundo a qual, apesar da crise em 2009 a pobreza teria regredido 4,3% no país.
.
A participação dos pobres na população brasileira, segundo a FGV, teria recuado de 16,02%, em 2008, para 15,32%, em 2009. Somente entre 2007 e 2008, a pobreza teria regredido aproximadamente 12%. Sandra, porém, destaca que a linha de pobreza adotada pela FGV (renda mensal de apenas R$ 140,00) é muito baixa: “Essa certa “ascensão social” é, em grande parte, baseada no endividamento e numa recuperação do salário mínimo, em grande medida explicada pela valorização cambial, que tanto tem prejudicado nossa indústria“, prossegue.
.
Segundo o BNDES, até 2014, a relação crédito/PIB pode superar os 70%, com o segmento pessoa física liderando a expansão. O banco afirma que o endividamento das pessoas físicas saiu de um patamar de aproximadamente 15% da renda anual auferida no primeiro trimestre de 2004 para 34,8% no primeiro trimestre deste ano.
.
Por sua vez, o Banco Central (BC) calcula que o endividamento das pessoas físicas chegou a 35,8% da renda anual agregada das famílias em junho de 2010, em comparação com 31,1% em outubro de 2008, quando a crise internacional se intensificou. Em junho de 2006, essa proporção era de 22,8%.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: