Eleições 2010 – É A HORA REAL DA DEFINIÇÃO

.

É A HORA REAL DA DEFINIÇÃO

.

OS PETISTAS CANTAM VITÓRIA, MAS, ESTÃO DESESPERADOS

.
Bem, meus amigos, só para mostrar que a eleição está indefinida vamos lembrar o que houve de errado com os institutos de pesquisa no 1º turno. Vamos pegar os dados do que se pensa ser o mais confiável deles, o Datafolha. Lembram dos prognósticos do 1° turno.
.
O Datafolha, para amenizar sua participação explicita a favor de Roussef na última pesquisa divulgada aventou a possibilidade de 2º turno apontando que os candidatos teriam as seguintes intenções de votos: Roussef teria 46%; Serra, 28% e Marina seguiria com 14% das intenções. Esta era a previsão.
.
O resultado, como todos nós sabemos, foi bem outro. Assim Roussef apareceu, no final do 1º turno, com 46,91% dos votos, ou seja, com 47.651.434, ou seja, dentro da margem de erro.
.
Agora veja Serra: 33.132. 283, ou seja, 32,61%, um erro de 4,61%. E Marina com 19,33% teve 19.636.359, ou seja, um pequeno erro de 5,33%, ou seja, se somarmos os erros em relação aos dois antagonistas da candidata petista se chega a bela conclusão de que houve um erro de 9,94% dos votos favorecendo a candidata petista.
.
Agora vejam o que aponta a última pesquisa do Datafolha: Roussef teria supostamente 49% dos votos e Serra surge com 38%. Ora, o Datafolha diz que há 8% de indecisos, ou seja, algo e mais 5% que anularão seus votos.
.
Bem, para sermos modestos, digamos que eles só errem 6%, mesmo usando os cálculos deles, com mais 8% de indecisos temos 14% de votos disponíveis, mesmo sem considerar as margens de erro é um número bem maior que a diferença de 11% que, supostamente, haveria.
.
Vejam que estou raciocinando com que a pesquisa esteja certa. Não concordo que esteja. Aqui em Rondônia Serra terá uma vitória bem maior que no primeiro turno.
.
Estive em Brasília e lá senti que vai dar Serra e amigos meus de Minas dizem que lá a virada será consagradora.
.
Dizem que a exposição de Serra no cinturão tucano está sendo ineficiente.
.
Prefiro o resultado das urnas.
.
Ineficiente para mim são os institutos que erram suas previsões em 10% o que me parece pouco condizente com o que se chama de pesquisas científicas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: