Eleições 2010 – Papa reage ao patrulhamento do PT

Sexta-feira, Outubro 29, 2010
LIBERAÇÃO DO ABORTO: EM ARTIGO, PADRE DIZ QUE DISCURSO DO PAPA CONVIDA BISPOS A ROMPER O PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO DO PT.

Os que acompanham os meus escritos e este blog, sabem que eu não sou religioso. Sou ateu. Entretanto, não sou canalha, muito menos estúpido para admitir o patrulhamento àqueles que crêem. Os verdadeiros ateus, como eu, não patrulham, como não promovem discussão a respeito da fé religiosa.Já os Estados democráticos são entes políticos laicos porém jamais perseguem religiosos, ao contrário do Estado petralha que persegue todos os que dele discordam. Por isso decidi transcrever aqui no blog o artigo do Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, postado no seu blog, a respeito do pronunciamento do Papa (vejam o vídeo acima) e do comportamento truculento dos bate-paus do PT que no desespero eleitoral e na sua cisma de que está acima do bem e do mal e não poder perder, passou a perseguir os religiosos, sobretudo aqueles que se manifestam contra a liberalização do aborto. O artigo é intitulado Bento XVI e o Silêncio dos Bispos. Leiam:

Faltando três dias para a votação do segundo turno, o acalorado debate eleitoral ganhou um interlocutor de peso: o Papa Bento XVI. Num discurso pronunciado, nesta manhã de quinta-feira, para bispos do Nordeste – reconhecida base eleitoral do PT de Dilma Rousseff – Bento XVI condenou com clareza “os projetos políticos” que “contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto”.

Com o discurso de hoje, Bento XVI rompe, desde o mais alto grau da hierarquia católica, o patrulhamento ideológico que o PT vem impondo a bispos do Brasil através de ameaças, pressões diplomáticas, xingamentos e abusos de poder.

É conhecida a absurda apreensão, a pedido do PT, de milhares de folhetos contendo o “Apelo a Todos os Brasileiros e Brasileiras”, em que a Comissão em Defesa da Vida, da Regional Sul I da CNBB, exortava os católicos a não votar em políticos que defendam a descriminalização do aborto. É conhecida a denúncia do bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, de que tem sido vítima de censura e perseguição por parte do PT (cf. Revista Veja). É arquiconhecida a prisão de leigos católicos que realizavam o “ato subversivo” de distribuir nas ruas o documento dos bispos de São Paulo.
.
O Papa convida os bispos à coragem de romper este patrulhamento e falar. Ao defender a vida das crianças no ventre das mães, os bispos não devem temer “a oposição e a impopularidade, recusando qualquer acordo e ambigüidade”.

O pronunciamento de Bento XVI ainda exorta os bispos a cumprirem “o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas”. E, numa clara alusão a uma das propostas do PNDH-3 do PT, se opõe à ausência “de símbolos religiosos na vida pública”.

Com seu discurso, o Papa procura evitar que o Brasil continue protagonista de um fenômeno que seria mais típico do feudalismo medieval, do que de uma suposta democracia moderna. De fato, durante a Baixa Idade Média, era comum que os posicionamentos e protestos mais decididos fossem os do Papa, enquanto os do episcopado local, mais exposto às pressões e ao poder imediato dos senhores feudais, eram como os de um cão atado à coleira. Pode até ensaiar uns latidos, mas quem passa por perto sabe que se trata de barulho inofensivo.

.
Ao apagar das luzes da campanha de segundo turno, o Pontífice parece preparar o terreno para que a Igreja do Brasil compreenda, sejam quais forem os resultados das eleições, que é inútil apelar para um currículo de progressos sociais e de defesas dos oprimidos do Partido dos Trabalhadores, quando seu “projeto político” está tão empenhado em eliminar os seres humanos mais fracos e indefesos no ventre das mães.

.

CLIQUE E SIGA —> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

4 Respostas to “Eleições 2010 – Papa reage ao patrulhamento do PT”

  1. Luis Says:

    o salto triplo do Ministro José Serra
    (prática do aborto pelo SUS)

    Com o objetivo de protestarem contra a Norma editada por José Serra, o Padre Luiz Carlos Lodi da Cruz e mais os Bispos Dom Raymundo Damasceno, então secretário geral da CNBB e Dom João Bosco Oliver, bispo de Patos de Minas, no dia 21 de março de 2000, estiveram no gabinete do Ministro da Saúde e ouviram as seguintes palavras de José Serra: “Eu sou contra o aborto, mas eu não posso me furtar a oferecer a uma adolescente estuprada o aborto a que ela tem direito e assim, vê-la morrer em um aborto feito em fundo de quintal”.

    A Norma referenciada de Jose Serra, então Senador e que ocupava o cargo de Ministro da Saúde, é a seguinte:
    MINISTÉRIO DA SAÚDE
    PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS AGRAVOS RESULTANTES DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA MULHERES E ADOLESCENTES
    NORMA TÉCNICA
    1ª EDIÇÃO
    BRASÍLIA
    1998
    I – APRESENTAÇÃO
    As mulheres vêm conquistando nas últimas décadas direitos sociais que a história e a cultura reservaram aos homens durante séculos. no entanto, ainda permanecem relações significativamente desiguais entre ambos os sexos, sendo o mais grave deles a violência sexual contra a mulher.
    O braço executivo das ações de saúde no Brasil é formado pelos estados e municípios e, é a eles que o Ministério da Saúde oferece subsídios para medidas que assegurem a estas mulheres a harmonia necessária para prosseguirem, com dignidade, suas vidas.
    José Serra
    Ministro da Saúde
    O número de mulheres que engravidam em decorrência do estupro e demandam interrupção da gravidez é pequeno. Em média, os serviços de referência atendem um a dois casos por mês. Por isso, compete aos gestores estadual e municipal definir unidades de referência e capacitar equipes para prestar o atendimento adequado. Cabe ainda aos gestores e aos diretores dos serviços estabelecer mecanismos de avaliação das ações desenvolvidas.
    Procedimentos para a interrupção da gravidez
    O procedimento deverá ser diferenciado, de acordo com a idade gestacional.
    I. Até 12 semanas, podem ser utilizados, para o esvaziamento da cavidade uterina, os dois métodos identificados a seguir.
    1.Dilatação do colo uterino e curetagem
    2.Aspiração Manual Intra-Uterina (AMIU)
    II. Idade Gestacional entre 13 e 20 semanas
    A interrupção da gravidez dar-se-á mediante a (…) no fundo de saco vaginal, III. Idade Gestacional acima de 20 semanas
    III. Idade Gestacional acima de 20 semanas
    Nesses casos, não se recomenda a interrupção da gravidez.
    (A Norma, na íntegra, está na Internete).

  2. Luis Says:

    O papa Bento XVI se reportou em seu pronunciamento sob comento ao tratamento que o Brasil dispensa aos necessitados.

    O Índio da Costa, candidato a vice presidente na chapa de José Serra, vai direto ao ponto e com uma só canetada soluciona o problema dos necessitados do Brasil.

    O Índio da Costa apresentou projeto de lei à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro que tornava crime a doação de esmolas aos necessitados e cominava penas aos doadores sem distinção alguma, apenando, pois, como infratores os cristãos, os não cristãos e os ateus que dessem esmolas.

  3. Luis Says:

    Todos são livres para exercitarem os seus direitos, nos termos da lei. As leis , no entanto, fixam as responsabilidades.
    A propaganda política em favor de candidaturas é devidamente regulamentada pela lei eleitoral, lei esta que diz quando e como ela poderá ser feita, bem como prevê a forma como ele deverá ser custeada.
    A propaganda política é feita sob a responsabilidade dos candidatos e dos partidos políticos
    Todas as doações recebidas e as despesas efetuadas pelos candidatos em prol de suas candidaturas devem ser devidamente contabilizadas e devem constar obrigatóriamente das prestações de contas que devem ser apresentadas à Justiça Eleitoral, no prazo e na forma fixados pela lei.
    Nenhuma doação destinada ao custeio de despesas com candidaturas pode ser feita diretamente aos candidatos. Desta forma, as doações para custarem as despesas decampanha são obrigatoriamente efetivadas através de depósitos bancários em contas abertas especialmente para tais fins, as quais são encerradas no prazo legal, nao podendo o titular da conta dispor do saldo credor, acaso existente no final do prazo fixado pela lei, para quaisquer fins.

    A lei estabelece limitações para doações destinadas às campanhas, cujos limites são fixados tanto para as pessoas físicas com para as pessoas jurídicas. A lei eleitoral enumera, ainda, pessoas que ficam proibidas de fazerem quaisquer doações para as campanhas eleitorais.
    Por exemplo, as entidades religiosas, pessoas jurídicas que no Estado brasileiro são isentas do pagamento de impostos, estão legalmente proibidas de fazerem quaisquer doações para campanhas eleitorais, sob pena de sanções.

  4. Luis Says:

    Carta do bispo católico Dom Luiz C. Eccel.

    No segundo tempo a bola vai rolar elegantemente pelo gramado e balançar a rede, é goool do Brasil…
    Desde que fiquei sabendo das candidaturas à Presidência da República, tive uma só atitude: não quero subestimar nenhum dos(as) candidatos(as), pois não sou melhor do que ninguém, e muito menos dono da verdade.
    Pensava: aquele(a) que ganhar fará o melhor pelo nosso Brasil, pois irá se assessorar de pessoas competentes e honestas, e basta.
    Passados alguns dias, iniciaram as propagandas eleitorais Subitamente, a minha caixa de correio foi tomada por uma “avalanche” de e-mails contra uma candidata apenas, a Dilma Roussef. Preciso dizer com todas as palavras, que fiquei indignado.
    É importante dizer que logo que saiu a lista dos candidatos eu fiz a minha escolha.
    Mas o fato de ver diariamente o “tsunami” de “denúncias” contra esta candidata, na minha caixa de correio, revelando total falta de respeito para comigo e também para com a candidata, levou-me a refletir e a pesquisar. Perguntava-me: por que somente contra ela? Devo ser honesto e afirmar que não recebi nenhuma “matéria” contra qualquer outro(a) candidato(a).
    A reflexão levou-me até Jesus Cristo, que um dia disse: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra” (Jo 8,7).
    Por que estão jogando pedras só na Dilma? Em 1Jo 1,10 está escrito: “Quem diz não ter pecados, faz a Deus de mentiroso”. Conclusão: Os que jogam pedras não têm pecados. Eis o grande problema. Estão tomando o lugar de Deus. Mas Ele mesmo, não tendo pecado, não jogou pedras na pecadora. Isto é muito sério. Na verdade quem joga pedras está negando Deus. E o saudoso Beato, Papa João XXIII, que nos chamou a todos, através do Concílio Vaticano II, a sermos uma Igreja misericordiosa e aberta aos novos valores, deixando o ranço de lado, pelo sopro Vivificante do Espírito Santo, disse: “A pessoa que deixa Deus de lado, se torna perigosa para si e para as outras pessoas”.
    E agora? A conversão é graça de Deus para pessoas abertas a Sua Misericórdia. “Os misericordiosos, alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7) Mas as pessoas auto-suficientes, donas da verdade, prepotentes, por isso sempre prontas a jogar pedras nos outros, estão muito longe de “ Deus, que é Amor” (1Jo 4,8).
    Assim, concluí: Todos somos pecadores, mas uma só pessoa está levando pedradas nesta campanha eleitoral à presidência do Brasil. Aí, eu que já havia escolhido o meu candidato, fiz uma nova escolha. Decidi, diante de Deus, que esta mulher apedrejada é a minha candidata para presidir o Brasil. Tem também um velho ditado popular que diz: “Só se atira pedras em árvores que dão frutos bons”. E pesquisando descobri que esta candidata, enquanto ministra, produziu muito e bons frutos.
    Procurei me aprofundar mais no conhecimento da minha candidata. Descobri que é uma mulher honrada e séria. Arriscou sua vida, durante a ditadura militar, da tirania do poder que oprime, tortura e mata. Sim, a Dilma foi presa e torturada por querer um Brasil democrático, fraterno, solidário, com vida e dignidade para todas as pessoas e não somente para algumas.
    Então pensei: é exatamente isto que o Pai do Céu quis e continua querendo para todas as pessoas. Esta questão somou vários pontos para a candidata.
    Nosso saudoso e amado Dom Helder Câmara dizia: “Quando reparto o meu pão com os pobres, me chamam de santo, mas quando pergunto pelas causas da pobreza, me chamam de comunista”.
    Até hoje, as pessoas verdadeiramente comprometidas com um pais mais justo e igualitário, e para isso precisa de projetos sérios de transformação, continuam sendo taxadas assim. Algumas pessoas, por incrível que pareça, em pleno século XXI, ainda conseguem meter medo numa certa camada da população com este jargão.
    Analisei também o desempenho da candidata quando era funcionária no governo estadual e federal. Os frutos bons são abundantes, especialmente para os menos favorecidos. Sim, saiu-se muito bem. Mais um ponto para ela.
    Percebi também que, levando pedradas, não retribuía, e isto está de acordo com o Evangelho. Mais um ponto para a Dilma.
    Comecei a analisar as suas palavras, idéias e projetos. Uma mulher inteligente, sábia, abnegada, perspicaz e atualizada. Outro ponto para esta mulher.
    Também fui apurar as “denúncias” que enchiam a minha caixa de correio. Descobri montagens falsas, mentiras e calúnias. Aí novamente lembrei-me de Jesus que disse: “O diabo é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).
    Não tive mais dúvidas, é na Dilma que irei votar, independentemente de partido político.
    Ninguém pode galgar degraus pisando nos outros. Isto não é nem humano, muito menos cristão.
    Quem deseja servir o povo, precisa jogar limpo. Pessoa religiosa não é a que fica dizendo Senhor, Senhor… mas aquela que faz a vontade de Deus. E a vontade de Deus é “que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10,10).
    A vontade de Deus é que todas as pessoas vivam como irmãos e irmãs, no respeito à vida de todos os seres. Descobri que a candidata Dilma tem este desejo profundo. Aliás, é o seu grande sonho que, juntamente com todo o povo, quer tornar realidade.
    No domingo à noite, dia 10 de outubro, assisti ao debate promovido pela BAND. Um dos dons que Deus me concedeu foi o de conhecer as pessoas pelos seus olhos. Não costumo revelar o que vejo e sinto para todas as pessoas
    Durante o debate meus ouvidos estavam atentos às palavras dos candidatos, mas meus olhos foram atraídos para a expressão da sua face e a delicadeza do seu olhar.
    Percebi duas atitudes muito interessantes: 1)Sua face estava sempre serena e seu leve sorriso não era forçado e nem transmitia falsidade. 2)Seus olhos, que são espelhos de sua alma, transmitiam segurança, confiança, ternura e sinceridade. Estas qualidades agregaram mais alguns pontos a Dilma.
    Como nós precisamos destas atitudes que na verdade são qualidades e dons de Deus! Dilma você passou pelo gelo da dor, tantas vezes, e por isso chegou ao incêndio do verdadeiro amor que vem do alto.
    Nosso saudoso e amado Dom Luciano Mendes de Almeida dizia: “a bondade rompe todas as barreiras”. Avante minha irmã. Deus está com você. Cuide-se! Continue sendo bondosa e a confiar nas suas assessorias. Mas mantenha, discretamente, o controle de tudo para evitar desgostos e desgastes maiores e desnecessários, pois somos todos passíveis de erros. Mantenha-se sempre alerta e busque momentos de descanso na oração silenciosa para que Deus, que é Pai e tem a ternura da Mãe, lhe fale ao coração, plenificando-o de alegria e coragem. Dom Angélico, meu grande amigo e irmão, sempre diz: “Quem não reza vira monstro”.
    Dilma, desculpe eu falar abertamente que não iria votar em você. Busco ser sincero como você. Mas tenha certeza de que continuarei a pedir a Deus que a ilumine e abençoe, chegando ou não à Presidência. Não estou falando em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas como cidadão e como Bispo da Igreja Católica, santa e pecadora, que deseja o melhor para o Povo de Deus.
    Pessoalmente creio que é esta a hora de uma mulher experiente, honesta e competente, como você, chegar lá e continuar a fazer deste país, uma nação que defenda e proteja a vida de todos(as), desde a concepção até a morte natural.
    Sim, neste segundo tempo a bola vai rolar elegantemente pelo gramado e balançar a rede!
    Caçador, 12 de outubro de 2010 (solenidade de N.Sra.Aparecida. Padroeira do Brasil)

    Dom Luiz C. Eccel
    Bispo Diocesano de Caçador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: