Eleições 2010 – Erros que não se pode cometer

Erros que não se pode cometer

Publicado em 28/10/2010 às 13:45 hs.
Por
Anibal Pacheco

 

José Serra é sem sombra de dúvidas o melhor candidato nestas eleições presidenciais.

Sob qualquer ângulo que se olhe ou analise. É mais preparado, tem mais experiência, é sóbrio, é seguro, coerente, íntegro e honesto. Totalmente diferente de Dilma, que continua sendo um cheque em branco, apenas com o aval de Lula.

Mas, uma coisa é ganhar, outra é governar, e mais, saber governar. A emoção dos militantes, aqueles que “pragmaticamente” querem apenas vencer e “derrotar o inimigo”, não conta, nem tem qualquer influência diante da realidade. Além do que, há que se acrescentar também: Serra tem um passado de luta pela democracia. Pela democracia. E Dilma? Dizer apenas por falar, que ela também queria democracia, é no mínimo apressado. Dilma e toda a sua trajetória estão mais para “ditadura do proletariado”. Mas tudo bem.

Os militantes de ambos os lados, apontam as falhas um do outro, e buscam silenciar ou encobrir os defeitos de seus candidatos.

Em um país sem nenhuma tradição de moralidade, as denúncias de corrupção envolvendo pessoas indicadas por Dilma, e realizadas ainda quando ela era Ministra da Casa Civil, não parecem surtir efeito em um país como o nosso.

A nossa sociedade é intrisencamente corrupta, logo, essas denúncias não tem valor moral e ético. Mas deveria. Seria o mínimo. O Mensalão envolvendo o governo Lula não prosperou, e pior, dizem que não atingiu o presidente, porque o próprio PSDB através de Fernando Henrique e Aécio Neves, não queria interromper o “processo democrático”. A oposição, dizia-se na época, queria “sangrar, mas sem derrubar ”. Pior para a oposição. O PT jamais teria essa condescendência. O PT é um partido não democrático. É um partido autoritário. Está no âmago.

O incrível é lermos alguns simpatizantes “esclarecidos” do PT dizendo que isso faz parte do jogo político. Qual jogo político? A do Brasil. Logo, a ética que se dane. Mas quando é que o PT teve ética? Nunca. A não ser quando se “dizia oposição”. Ai queria e pregava ética.

Quando assumiu o poder desandou a fazer os mesmos erros que tanto combatiam quando era oposição.

Ao PT faltou ética até com as idéias alheias. Depois de se apropriar do “Bolsa escola” e outros “Bolsas” criado pelo governo FHC, passou a vender aos “olhos do mundo” como se fora seu, e ampliou até se converter em uma máquina de voto.

Mas se há um culpado inicial foi o PSDB que foi quem o criou. O PT sequer teve a idéia, como de resto o que fez mesmo foi copiar o que FHC fez, inclusive na área social. Só que o PSDB tentou fazer do programa algo ético, ou seja, teria que ter a contrapartida. O PT retirou a ética, atitude típica e própria do PT, e o dinheiro dado não foi mais cobrado. Logo, em um país com a nossa tradição messiânica e de não cultivar o trabalho e o esforço pessoal, não foi difícil Lula virar um santo protetor e o “pai dos pobres”. Dinheiro fácil, dado e sem precisar de esforço é o paraíso.

Agora pode ser Dilma. Mas Dilma (o óbvio) não é Lula. Ainda que seja cedo para prever. Mas pela lama que já emanou da Casa Civil não é errado mirar um prognóstico.

Vamos torcer para que não, algo que o PT não faria. Mas se a lama subir em um eventual governo Dilma, não é possível que a história se repita e a oposição não perceba que não pode cometer os mesmos erros.

Anibal Pacheco, engenheiro e cidadão

Leia também:

  1. Diante do PT não se pode ter escrúpulos
  2. Meu nome é Alexandre Padilha, mas pode me chamar de “Faz-me Rir”
  3. Dilma a mutante do “pode ser, mas pode não ser”
  4. Uma vantagem na mão de quem não sabe usá-la pode passar a ser desvantagem
  5. O poste pode até mudar de lugar, mas nasceu pra ficar parado

Postado por Prosa&Política
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: