Demétrio diz que governo do PT é de direita. Está errado!

10/11/2013 às 12:56 \ Filosofia política, História

Demétrio diz que governo do PT é de direita. Está errado!

Fonte: Gazeta do Povo

O sociólogo Demétrio Magnoli é um pensador que tem meu respeito, apesar de vários pontos de discordância entre nós. Já debatemos ou participamos juntos de palestras em algumas ocasiões, e admiro sua independência. Mas ele insiste em um erro que não posso deixar passar em branco. Trata-se da acusação de que o PT é de direita.

Já rebati isso uma vez aqui, e agora preciso fazê-lo novamente, pois Demétrio deu uma entrevista à Gazeta do Povo reforçando sua crítica. Segue o trecho em questão:

Em dez anos de PT no governo, houve uma confusão das relações de direita e esquerda do Brasil?

Eu acho, e já escrevi sobre isso, que o governo é conservador porque se nega a fazer uma série de reformas que tornariam a representação mais efetiva e mais transparente. É conservador porque estimula o capitalismo de Estado. É conservador, e mais do que isso, é restauracionista, porque quer restaurar o corporativismo varguista. Isso confunde um pouco as pessoas. Elas tendem a achar que o governo é de esquerda, mas ele tem muitas características de direita. A única característica de esquerda que ele conserva é uma atração incontrolável por ditaduras de esquerda. Mas apenas isso não faz alguém ser de esquerda. Eu sou de esquerda; o governo é de direita.

A “peemedebização” do governo contribui para essa percepção?

A “peemedebização” é o sintoma mais claro da formação de uma ampla coalizão da elite política em torno do PT, que é o escudo protetor dessa elite. É um fenômeno interessantíssimo do ponto de vista histórico e sociológico, porque o PT é um partido que surge contra a ordem, mas se transforma em um partido da ordem quando chega ao poder. E hoje se converte em um partido da velha ordem.

Esse tipo de crítica parece aquela mesma que alegava ser o comunismo soviético um modelo de “socialismo real”, ou “capitalismo de estado”, para livrar a cara do comunismo. Desde quando o capitalismo de estado é uma bandeira dos conservadores? O que Demétrio entende por conservadorismo? Sarney? Fiesp?

Gostaria que Demétrio lesse o excelente livro Fascismo de Esquerda, de Johah Goldberg. Poderia ler o meu Esquerda Caviar também, pois explico essa questão. A esquerda monopoliza fins nobres, a pureza do discurso, da retórica em nome dos desvalidos, mas na prática costuma criar mais desigualdade, mais miséria, e mais privilegiados.

Foi assim em praticamente todas as experiências de esquerda. Ou Demétrio dirá que a Venezuela não é de esquerda porque tem uma nomenklatura privilegiada à custa dos petrodólares vivendo como ricos burgueses? Ao considerar o critério de esquerda como um fim, e não um meio, os esquerdistas blindam todas as tentativas fracassadas da esquerda, ou seja, todas!

Claro que o PT é de esquerda! Não podemos, nós da dita direita liberal, formada por liberais e conservadores, permitirmos essa deturpação conceitual por aqui. Que o PT fortaleceu alguns grandes grupos empresariais em seu modelo nacional-desenvolvimentista, isso é fato e era esperado. Mas isso não coloca o PT à direita na política. O esquerdismo é assim mesmo: beneficia poucos amigos do rei enquanto fala em nome dos pobres!

Concordo que Demétrio seja de esquerda, e prova que há inteligência na esquerda, possibilidade de debate civilizado com parte dela. Mas não posso concordar que, o fato de Demétrio ser de esquerda, jogue o PT para o lado de cá, da direita liberal. O PT agora tem a ver com Reagan ou Thatcher, por acaso? Nem a pau, Nicolau!

Coluna do Rodrigo Constantino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: