Um e outro

sex, 15/11/13

754_jose_dirceu_e_jose_genoino

José Dirceu e José Genoino reagiram no mesmo tom ao mandado de prisão expedido nesta sexta-feira pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa: em nota, os dois disseram ser inocentes e que se sentem como “preso político”. Dirceu foi mais longe. “Serei preso político de uma democracia sob pressão das elites”, disse ele, em nota.

Minha condenação foi e é uma tentativa de julgar nossa luta e nossa história, da esquerda e do PT, nossos governos e nosso projeto político”, acrescentou.

As duas notas e mais a divulgada pelo presidente do PT, Rui Falcão nesta tarde, dão a mensagem aos militantes. Dirceu pediu “serenidade e firmeza”, enquanto Falcão conclamou os petistas a se mobilizarem para não permitir “tentativas de criminalização do PT”.

Este vai ser o discurso daqui em diante – uma repetição do que foi até aqui. A acusação de que foi um julgamento político, com “inovações” do Judiciário, e sem sustentação das acusações. Nas conversas reservadas, no entanto, todos sabem que este é um episódio que vai marcar o partido para sempre. Uma frase dita pela presidente Dilma quando começou o julgamento, ainda em 2012, tem sido repetida: “É como o parto, uma dor que tem de ser sentida”.

Hoje, dia de prisões que nunca serão esquecidas pelo PT, militantes estão nas redes sociais prestando solidariedade aos correligionários. Mas, entre eles, um desabafo: “Já que tinha de ser, melhor ser agora do que no ano que vem”.

Eles avaliam que as imagens de petistas chegando à sede da Polícia Federal, como já pode ser vista, se esgotarão ao longo dos próximos meses. E não terão lugar na campanha do ano que vem.

por Cristiana Lôbo |categoria julgamento do mensalão
Fonte: G1 – Cristina Lôbo – Os bastidores da Política

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: