Que Honra?…

 ter, 03/12/13 por Cristiana Lôbo |categoria Congresso, julgamento do mensalão

images

Honra e pragmatismo

No momento em que ficou claro que a Mesa da Câmara iria mesmo abrir processo de cassação de seu mandato, José Genoino tomou a decisão: não iria encerrar sua vida pública sendo cassado (embora esteja preso em regime semiaberto). Preferia, então, renunciar. “É uma questão de honra”, explicou um petista.

A carta de renúncia desta terça-feira não representa, portanto, uma surpresa. Já estava nas possibilidades. O que incomodou muito o PT foi a condução do processo, feita pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Para petistas, Henrique Alves articulou com colegas a aprovação da abertura do processo de cassação do mandato de Genoino. E, como se sabe, depois de aberto o processo não há mais tempo para renúncia. Por isso ele se antecipou.

O discurso do PT daqui em diante será o de que não foi dado a Genoino o direito de se defender. Afinal, depois de aberto o processo de cassação do mandato não haveria mais volta – a não ser que ele conseguisse apoios em plenário o que seria mais difícil com a aprovação do voto aberto para a cassação de mandato.

“O Ministério Público, que é sempre mais severo, deu a ele 90 dias para tomar a decisão (se mantém ou não o direito de cumprir a pena em regime domicilar); e a CLT proíbe a demissão de funcionário em licença para tratamento de saúde, como é o caso de Genoino, que pediu licença do mandato depois que foi operado em julho”, disse o deputado André Vargas (PT-PR), portador da carta de renúncia. E acrescentou: “apenas 10% dos pacientes que passam pela mesma cirurgia que ele passou sobrevivem”, afirmou.

Do ponto de vista prático, que é o salário no fim do mês, a renúncia ao mandato não vai alterar nada para Genoino. Atualmente, ele tem aposentadoria proporcional (que equivale a 70% do salário do parlamentar o que dá algo em torno de R$ 20 mil por mês). E, durante a reunião da Mesa, nesta terça-feira, houve o entendimento de que deve prosseguir em análise o pedido de aposentadoria por invalidez, apresentado por Genoino. Segundo o entendimento dos deputados, o pedido de aposentadoria foi apresentado antes da renúncia. Portanto, se os médicos acolherem este pedido, Genoino, mesmo tendo renunciado ao mandato, terá assegurado o pagamento integral do salário.

Ou seja, ele assegura o discurso em defesa da honra e não perde de imediato o direito à aposentadoria.

3 Comentários para “Honra e pragmatismo”

  1. 1

    AUGUSTO:
    3 dezembro, 2013 as 5:40 pm Que Honra? Como não acumulou riqueza? Não acumular riqueza é muito subjetivo, a pessoa pode ser perdulário, por exemplo. Será que o povo brasileiro entende que o salário de um Deputado, ou até mesmo o salário divulgado nesta matéria (R$ 20.000,00) , não corresponde a um altíssimo salário? Qual a honra do Congresso Nacional aposentar um homem que solicitou a aposentadoria já condenado, e portanto já tendo perdido seus direitos políticos? Estamos vivendo o início já bem consolidado da Ditadura Venezuelana, com a lavagem cerebral da sociedade, estamos vendo os poderosos estarem acima da lei, por uma ideologia que não sabemos bem qual é.

  2. 2

    Vanildo Prates:
    3 dezembro, 2013 as 5:40 pm E como fica a honra do Brasil nesse cenário de pouca vergonha que esse meliante meteu a todos nós? Uma verdadeira vergonha para o Brasil.

  3. 3

    MARIA DO PERPETUO SOCORRO TRIBUZI LULA:
    3 dezembro, 2013 as 5:47 pm MINISTÉRIO PÚBLICO FOI MAIS SEVERO EM QUE? PREMIA-LO COM 90 DIAS EM CASA? SÓ SE FOR,PORQUE FOI UMA MÃE.
    ISSO É MENTIRA SOFRE ESSA ESTATISTICA DE QUE SÓ 10% SOBREVIVEM A ESSA OPERAÇÃO,SE FOR VERDADE,PENA QUE ELE ESTÁ ENTRE ESSES 10%,PARA CONTINUAR COMENDO COM NOSSO DINHEIRO,PAGO NA APOSENTADORIA DELE E MAIS O QUE ELE ROUBOU.
    AGORA ISSO SÓ É POSSIVEL,GRAÇAS A NOSSA MÃE,CONTITUIÇÃO,QUE SEMPRE É USADA QUANTO É O RICO QUE ESTÁ SOFRENDO ALGUMA COISA.O POBRE FICA SOFRENDO NAS PENITENCIARIAS E PARA CONSEGUIR UMA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ,QUE PRECISA
    DO CARA ESTÁ QUASE,SÓ MEXENDO OS OLHHOS,PARA O INSS CONCEDER ESSE BENEFICIO.
    ESSE BANDIDO VAI FICAR É RINDO DA NOSSA CARA,DO JOAQUIM BARBOSA,COMENDO CAVIAR E BEBENDO UISQUE.
    O BRASIL CONTINUA MOSTRANDO SUA CARA.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: